Abel Camargo

Abel Camargo nasceu em 07 de maio de 1975, em Porto Alegre. É guitarrista, compositor, letrista e um dos fundadores da banda de Heavy / Power Metal HIBRIA

Abel Camargo nasceu em 07 de maio de 1975, em Porto Alegre. É guitarrista, compositor, letrista e um dos fundadores da banda de Heavy / Power Metal HIBRIA. A banda é a mais importante do Metal brasileiro no Japão na atualidade e uma das mais respeitadas do gênero no Brasil e no mundo. Foi recentemente eleita a melhor banda brasileira pelos leitores do site mais renomado de metal do Brasil, o Whiplash.net, e todos os seus integrantes, incluindo o guitarrista, entraram nas listas de melhores do ano.

O interesse pela música despertou cedo. Aos 12 anos, Abel começou a tocar violão como autodidata. Mesmo conquistando certa fluência no instrumento, teve aulas para aprimorar o seu aprendizado. Aos 16, passou para a guitarra e desde então se dedica a esse instrumento.

Além do trabalho junto ao HIBRIA, o músico ministra aulas de guitarra em Porto Alegre e workshops com Renato Osorio, seu companheiro de guitarra no HIBRIA, nos quais abordam o conceito de “guitarras gêmeas” no Heavy Metal.

O músico também já participou de três DVDs para a maior e mais importante revista de guitarra do Japão, a Young Guitar, além de inúmeras entrevistas para a publicação. O mais recente DVD, de novembro de 2013, foi gravado juntamente a Renato Osorio, no qual a dupla abordou os principais solos e riffs do seu  álbum, Silent Revenge.

Fatos mais importantes na carreira do músico e do HIBRIA:

• Outubro de 2013: Abertura do show do BLACK SABBATH, em Porto Alegre, na turnê “13 Tour”, tocando para 30.000 pessoas.

• Setembro de 2013: Show no ROCK IN RIO, no mesmo dia em que tocaram bandas como Metallica, Alice in Chains, Ghost, Sepultura, Rob Zombie e Sebastian Bach.

• Setembro de 2013: Quinta turnê do HIBRIA no Japão para promover o seu álbum mais recente, Silent Revenge – quarto disco na carreira banda.

• Outubro de 2012: Segundo show no LOUD PARK (Japão).

• Abril de 2011: Abertura dos shows de OZZY OSBOURNE nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

• Maio de 2011: Lançamento do terceiro álbum, Blind Ride, e turnê asiática que passou por países como Coreia do Sul, China (primeira banda brasileira de metal a tocar no país) e Japão, onde realizou a gravação de um DVD ao vivo na cidade de Tóquio – Blinded by Tokyo.

• Janeiro de 2010: Abertura do show do METALLICA, em Porto Alegre, na turnê “World Magnetic Tour”, tocando para 25.000 pessoas.

• Outubro de 2009: Após o sucesso da turnê mundial em maio, o HIBRIA foi convidado a participar do LOUD PARK, tocando para 15.000 pessoas, ao lado de grandes nomes da cena mundial como Megadeth, Slayer, Anthrax, Judas Priest, entre outros, além de abrir o show do MEGADETH, na cidade de Nagoya.

• Maio de 2009: Turnê mundial – “Collecting Skulls WTour” – para  promover seu segundo álbum, The Skull Collectors, passando por Japão, Taiwan, Hong  Kong, Coreia do Sul e Canadá.

• Dezembro de 2004: Lançamento do primeiro álbum do HIBRA – Defying the Rules –, álbum mais vendido de sua categoria durante seis semanas na cadeia de lojas HMV e votado entre os melhores do ano pela crítica e leitores da revista japonesa Burrn!.

Contato para aulas de guitarra: abel@hibria.com

Contato para workshops da dupla de guitarras do Hibria: hibria@hibria.com

Foto: Antônio César

  • Ibanez

    Ibanez (438)