Renato Osorio

Renato Osorio nasceu em 20 de março de 1980, em Porto Alegre. Aos 9 anos começou a estudar violão com o professor Salvador Touguinha, e dois anos mais tarde passou para a guitarra.

Renato Osorio nasceu em 20 de março de 1980, em Porto Alegre. Aos 9 anos começou a estudar violão com o professor Salvador Touguinha, e dois anos mais tarde passou para a guitarra.

Seu envolvimento com o heavy metal começa nesta mesma época. As primeiras bandas vieram por volta de 1994, e em 1995 forma o Fighterlord. Durante esse tempo continua a estudar a fim de melhorar sua técnica e toca com várias outras bandas.

No ano de 2000, forma a banda Magician, com quem gravou e produziu o álbum Tales of the Magician (sua primeira produção com lançamento mundial) e fez importantes shows em Porto Alegre, ao lado de nomes como Helloween, Symphony X, Shaman, Dr. Sin, entre outros.

No ano de 2007, ingressa também como guitarrista na banda Scelerata, onde grava os álbuns Skeletons Domination e The Sniper, esse gravado no Twilight Studios, na Alemanha (trabalhando também na produção), além de ser músico de apoio da lenda Paul Di’anno (ex Iron Maiden) em 3 tournées brasileiras (2009, 2010 e 2011). Com o Scelerata também participou de um DVD na revista japonesa Young Guitar, em 2008.

 No ano de 2012 ingressa na banda Hibria, que tem uma extensa carreira, com 4 discos lançados e um DVD ao vivo no Japão. No mesmo ano a banda toca pela segunda vez no maior festival de heavy-metal da Ásia, o Loudpark. Além de gravar o quarto álbum da banda, Silent Revenge, Renato participa também da produção do mesmo, que obtém sucesso de público e crítica. No ano de 2013, a banda faz sua 5ª tour asiática, além de tocar no Rock in Rio ao lado da banda Almah. Ao lado de Abel Camargo, seu companheiro de guitarras no Hibria, Renato grava novamente um DVD para a revista Young Guitar. Lançado em novembro de 2013, o material mostra os principais riffs e solos do álbum Silent Revenge.

Trabalha também com produção musical de artistas locais, onde destaca os trabalhos do Daydream XI e Vertente Sul.

Renato Também ministra aulas particulares de guitarra em Porto Alegre, e trabalha há mais de uma década na Escola Toque Musical. Além disso, ministra workshops juntamente a Abel Camargo, onde abordam arranjos e técnicas de estudo para 2 guitarras.

Fatos mais importantes na carreira do músico e do HIBRIA:

• Outubro de 2013: Abertura do show do BLACK SABBATH, em Porto Alegre, na turnê “13 Tour”, tocando para 30.000 pessoas.

• Setembro de 2013: Show no ROCK IN RIO, no mesmo dia em que tocaram bandas como Metallica, Alice in Chains, Ghost, Sepultura, Rob Zombie e Sebastian Bach.

• Setembro de 2013: Quinta turnê do HIBRIA no Japão para promover o seu álbum mais recente, Silent Revenge – quarto disco na carreira banda.

• Outubro de 2012: Segundo show no LOUD PARK (Japão).

• Abril de 2011: Abertura dos shows de OZZY OSBOURNE nas cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

• Maio de 2011: Lançamento do terceiro álbum, Blind Ride, e turnê asiática que passou por países como Coreia do Sul, China (primeira banda brasileira de metal a tocar no país) e Japão, onde realizou a gravação de um DVD ao vivo na cidade de Tóquio – Blinded by Tokyo.

• Janeiro de 2010: Abertura do show do METALLICA, em Porto Alegre, na turnê “World Magnetic Tour”, tocando para 25.000 pessoas.

• Outubro de 2009: Após o sucesso da turnê mundial em maio, o HIBRIA foi convidado a participar do LOUD PARK, tocando para 15.000 pessoas, ao lado de grandes nomes da cena mundial como Megadeth, Slayer, Anthrax, Judas Priest, entre outros, além de abrir o show do MEGADETH, na cidade de Nagoya.

• Maio de 2009: Turnê mundial – “Collecting Skulls WTour” – para  promover seu segundo álbum, The Skull Collectors, passando por Japão, Taiwan, Hong  Kong, Coreia do Sul e Canadá.

• Dezembro de 2004: Lançamento do primeiro álbum do HIBRA – Defying the Rules –, álbum mais vendido de sua categoria durante seis semanas na cadeia de lojas HMV e votado entre os melhores do ano pela crítica e leitores da revista japonesa Burrn!.

Contato para aulas e produções: renato@hibria.com

 Contato para workshops da dupla de guitarras do Hibria: hibria@hibria.com

Foto: Antônio César

  • Ibanez

    Ibanez (438)