Ney Neto

Baixista e produtor musical, estudou em algumas das maiores escolas de música do Brasil, como EM&T, Souza Lima e ULM. Teve aulas com Celso Pixinga, Nilton Wood (IB&T) e estudou baixo acústico com Gilberto de Syllos no Souza Lima, onde frequentou ainda as classes de leitura musical com o baixista Ximba Uchyama.

Baixista e produtor musical, estudou em algumas das maiores escolas de música do Brasil, como EM&T, Souza Lima e ULM. Teve aulas com Celso Pixinga, Nilton Wood (IB&T) e estudou baixo acústico com Gilberto de Syllos no Souza Lima, onde frequentou ainda as classes de leitura musical com o baixista Ximba Uchyama. Na ULM, teve aulas com Itamar Collaço e Marcus Teixeira. Participou de grupos de prática de conjunto conduzidos por Gerson Frutuoso, Roberto Sión e Nailor Proveta, no SESC Vila Mariana. Nos Estados Unidos, teve a experiência de estudar na Berklee College of Music, em Boston, onde teve aulas com Tom Appleman, Bruce Gertz, Anthony Vitti, Victor Bailey e principalmente Jim Stinnett.

Na música instrumental, Ney produziu diversos trabalhos, tocando e gravando com músicos de diversos países. Para destacar algumas atuações do baixista, experiências musicais marcantes foram ao lado de Michael Manring, Jeff Andrews, Todd Johnson, Grant Stinnett, Sunder Panatella, os guitarristas americanos Mike Stern, Everett Pendleton, o austríaco Martin Schaberl, o argentino Ale Demogli, e o espanhol Ricardo Ascanni, além dos bateristas Thomas Arey, Dom Moio, Dave DiCenso, e o saxofonista Mike Tucker. No Brasil, Ney tocou e gravou ao lado de seus “parceiros de estrada” Celso Pixinga, Thiago Espírito Santo, Ebinho Cardoso, Sergio Groove, além de participações ao lado de Sandro Haick, Gabriel Grossi, Walmir Gil, Lis de Carvalho, entre outros.

Constantemente convidado para apresentar-se e lecionar fora do brasil, Ney faz parte do corpo de instrutores do New Hampshire Bass Festival, evento anual que reúne baixistas do mundo todo, em Manchester-NH, e que tem entre os professores nomes como Danny Morris, Bruce Gertz, Rufus Reid, David Buda, Steve Bailey, Jim Stinnett e outros professores da Berklee College of Music, de Boston.

Sempre envolvido na produção de conteúdo dentro do universo do contrabaixo, foi um dos fundadores da Revista Baixo Brasil, colaborador do portal www.baixista.com.br , e atualmente faz parte da equipe editorial da nova Cover Baixo www.revistacoverbaixo.com.br e excursiona com o trio de música instrumental Brisa Trio, ao lado do guitarrista Dney Bitencourt e do baterista Dino Verdade. Além do Brisa, Ney Neto assina a produção em estúdio de diversos trabalhos no cenário instrumental.