Jb_600_250

John Blackwell Jr nasceu e cresceu em Columbia, Carolina do Sul (E.U.A). Incentivado por seu pai (o também baterista John Kenneth Blackwell Sr.) John começou a tocar desde cedo. Suas primeiras recordações tocando bateria são com 3 anos de idade enquanto seu pai gravava  em sua casa:

“Toda manhã meu pai acordava e, religiosamente, a primeira coisa que fazia era ir para a bateria. Ele me acordava e dizia: ‘Me siga para a sala de estar’- era uma sala de estar antes do meu pai e eu transformar-lá em um estúdio- Eu me sentava em frente à bateria e assistia ele tocar. Quando terminava, ele me dava as baquetas, saia da sala e me deixava brincar com a bateria.”

O estilo e as coleções de discos “funk” do pai influenciaram John, que logo se apaixonou pelo ritmo. A primeira música que John Blackwell aprendeu a tocar na bateria foi “Brick House” do Commodores. Os shows que frequentava com seu pai também o influenciaram, em uma apresentação ao vivo do Cameo, ao assistir a performance do baterista, John decidiu que era aquilo que queria.

No Natal de 1987, aos 15 anos, John recebeu do pai sua primeira bateria, um kit de cinco peças Tama Imperialstar. Nos anos seguintes ele integrou bandas de jazz e marchas de sua escola. Nos finais de semana, John tocava em clubes locais com a banda Newton & Lotus Feet.

Em 1991 após concluir o colegial, John realizou sua primeira grande apresentação profissional com a banda de Billy Eckstine.  Um ano depois ele ingressou no famoso Berklee of Music em Boston.  Durante este período Blackwell dividia seu tempo entre aulas e perfomances.

Em 1994 após uma audição mau sucedida para tocar com BeBe & CeCe Winans, John conheceu Freddie Boy, que um anos mais tarde, o indicou para o vocalista do Cameo, Larry Blackmon, que convidou John para se juntar a banda.

Após 3 anos tocando no Cameo, John Blackwell decide deixar a banda e se mudar para Los Angeles na Califórnia onde substitui o baterista da cantora Patty LaBelle. Graças ao seu talento John se tornou o baterista oficial de LaBelle. Em uma das apresentações da cantora ele chamou a atenção de duas figuras muito especiais; Prince e Larry Graham.

Em outra apresentação de Patty LaBelle, Prince e Larry convidaram John para algumas jams em Minneapolis. Blackwell aceitou de imediato o convite.

Em 2000 após terminar a turnê com Patty e se apresentar com a cantora japonesa Hikaru Utada, Jonh Blackwell se juntou oficialmente a banda de Prince: The New Power Generation.

Em 2008 ele se apresentou no Buddy Rich Memorial Concert. Durante sua carreira John se apresentou com diversas estrelas da música como Justin Timberlake, P Diddy, Crystal Kay e Charlie Singleton.

Seu primeiro álbum instrumental foi lançado em 2009 com o titulo “The John Blackwell Project”. John também lançou dois DVD´s educacionais:  “John Blackwell Technique, Groovin and Showmanship” e o “Jonh Blackwell”.

Este ano, John Blackwell estará no festival Batuka! 2013 aqui no Brasil.


Confira alguns videos de John Blackwell: